A PSICOMOTRICIDADE E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO - Conceituações e estudo epistemológico da psicomotricidade; Importância das obras de Wallon, Piaget, Le Boulch e Victor da Fonseca; Estudo da gênese da psicomotricidade; Bases do desenvolvimento psicomotor; Os problemas psicológicos relativos ao desenvolvimento da motricidade; Métodos de tratamento e reeducação psicomotora; Técnicas de intervenção; Terapia psicomotora.
PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL - Funções gerais do Sistema Nervoso e sua relação com a aprendizagem; Plasticidade cerebral e memória; A filogênese do sistema nervoso: linguagem e Pensamento; Estruturas neurais dos movimentos e da aprendizagem motora.
ABA - ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA - A disciplina apresenta diferentes conceitos de análise aplicada do comportamento humano pautada no modelo de seleção do comportamento por consequências. Objetivos: Desenvolver habilidades e competências para compreender procedimentos de aplicação da análise comportamental em contextos sociais relevantes.
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR - Funções sociais da educação superior. Importância e necessidade da formação pedagógica do professor universitário. Dimensões do processo didático e seus eixos norteadores: ensinar, aprender, pesquisar e avaliar. A organização e o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem: os planos de aula e os programas de aprendizagem. Os objetivos de ensino, os conteúdos programáticos as estratégias de ensino-aprendizagem.
COGNIÇÃO E APRENDIZAGEM - O Processo de Ensinar e Aprender; Experiências Práticas em Neuroplasticidade; Neuroplasticidade e Aprendizagem; Os Fundamentos da Neuroplasticidade; Aprendizagem e Alfabetização de Pessoas com Deficiência; Trabalho com Crianças com Deficiência Intelectual; Dificuldades de Aprendizagem; Principais Distúrbios Relacionados com a Aprendizagem; Memória e Armazenamento das Informações; Imaginação, Pensamento e Linguagem.
EDUCAÇÃO ESPECIAL - Conceito da Excepcionalidade; Análise da Educação Especial Abrangência dos aspectos da classificação dos alunos; Abrangência da caracterização do alunado; Abrangência das estratégias educacionais; Abrangência dos aspectos legais.
ESCOLA E COMUNIDADE SURDA - Caracterizando a Surdez; A Relação da Escola com a Comunidade Surda; Libras.
DISTÚRBIOS DA APRENDIZAGEM - Conceituação e classificação das dificuldades de aprendizagem. Fatores associados às dificuldades de aprendizagem: contexto social, fatores intra-escolares, relação professor aluno, fatores pessoais. Delimitações entre transtornos do desenvolvimento, comportamento e dificuldades de aprendizagem.
DOCÊNCIA, PESQUISA E EXTENSÃO NA ÁREA DE SAÚDE - Prática Pedagógica no Ensino Superior; Formação Inicial e Continuada: Princípio para uma Prática Pedagógica Eficiente; Pesquisa na Área da Saúde.
EDUCAÇÃO E AS TIC'S - Estuda os novos paradigmas sociais e os processos de informatização da sociedade; As possibilidades e limites do uso dessas Tecnologias na educação infantil e no ensino fundamental como recursos facilitadores da aprendizagem; As políticas públicas de acesso tecnológico na escola; Alternativas metodológicas para inserção das novas TDICs como ferramentas de aprendizagem.
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS - Educação, direitos humanos e formação para a cidadania; História dos direitos humanos e suas implicações para o campo educacional; Documentos nacionais e internacionais sobre educação e direitos humanos; Estatuto da Criança e do Adolescente e os direitos humanos; Preconceito, Discriminação e Prática Educativa em Situação de Cumprimento de Medidas Socioeducativas; Educação étnico-racial; Políticas Curriculares; Meio ambiente como um direito humano.
EDUCAÇÃO ESPECIAL, INCLUSÃO ESCOLAR E ADAPTAÇÕES CURRICULARES - Educação Especial e Educação Inclusiva; Currículo e Inclusão; Currículo e Projeto Político Pedagógico; Práticas Curriculares Inclusivas.
EDUCAÇÃO PERMANENTE E CONTINUADA EM ENFERMAGEM - Política Nacional de Educação Permanente em Saúde; A Educação Permanente e as Tecnologias da Informação e Aprendizagem; Histórico e Conceitos.
FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO INTÉRPRETE DE LIBRAS - O Tradutor/Intérprete de Libras; A Atuação do Intérprete de Libras na Inclusão do Surdo.
GEOLOGIA - Origem do Planeta Terra; Tempo Geológico; Classificação das Rochas Ígneas.
ENSINO DE CIÊNCIA E BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA - Ensinar Ciências e Biologia na Escola Atual; A Importância das Aulas Práticas no Ensino de Ciências e Biologia; Repensando o Ensino de Ciências e de Biologia na Educação Básica.
GESTÃO ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA DA ESCOLA - Administração de Empresa e a Administração Educacional; Administração Educacional; Planejamento Educacional; Economia e Finanças da Educação; Metodologia do Planejamento Educacional.
GESTÃO DA COMUNICAÇÃO EM ESPAÇOS VIRTUAIS E NÃO-VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM - Gestão da Comunicação; Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTICs) e Aprendizado Eletrônico (AE); Tecnologias da Informação e da Comunicação e Ambientes Virtuais.
GESTÃO DE CONHECIMENTOS E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO - A Sociedade do Conhecimento; Evolução da Gestão do Conhecimento; As Sete Dimensões da Gestão do Conhecimento; As Avaliações de Desempenho; Dificuldades da Gestão de Pessoas.
DEFICIÊNCIA AUDITIVA E LIBRAS - Reflexão da realidade e da história na educação de Surdos e da Surdez no Brasil. Conhecimento acerca da língua de sinais como língua natural da comunidade Surda. Identificar os fundamentos legais na e da educação de surdos. Fazer análise crítica acerca da responsabilidade e do papel da Educação de Surdos na realidade sócio-cultural-identitária brasileira. Estimular a reflexão na discussão das relações existentes entre educação de Surdos, cultura, identidade e língua de sinais brasileira.
GESTÃO DE EQUIPES E LIDERANÇA - Gestão Democrática da Escola; Relacionamento Interpessoal na Escola; Gestão de Equipes; Relacionamento entre Escola e Família.
INSPEÇÃO ESCOLAR - Inspetor Escolar: Alguns Conceitos; Um Inspetor Escolar em Transformação; Inspetor Escolar: Sua Função Preventiva; Inspetor Escolar: Um Olhar que Vigia.
GESTÃO DO PPPE - Projeto; O Fortalecimento da Gestão Escolar; O Projeto Político Pedagógico; O PPP e a Organização Curricular - Desafios de um Novo Modelo.
DESENVOLVIMENTO MOTOR DA FALA E DA LINGUAGEM - Desenvolvimento Motor da Fala; Neuropsicologia: Cérebro e Comportamento; A Participação do Cérebro na Aquisição da Linguagem; Avaliação Neuropsicológica.
RECREAÇÃO - Sobre a Recreação; A Modernidade: A Recreação e o Lazer; A Recreação na Escola de Educação Básica.
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR - A Multidimensionalidade do Processo Ensino e Aprendizagem; Didática na Formação e Atuação Docente; Didática no Ensino Superior; Profissão Professor, Saberes Docentes e Identidade Docente no Ensino Superior; Planejamento do Currículo; Avaliação da Aprendizagem no Ensino Superior.
PSICOPEDAGOGIA II - Psicopedagogia Institucional na Escola; A Psicopedagogia no AEE: Inserido na Formação Docente; Influências na Psicopedagogia; Testes Psicopedagógicos e Testes de Atenção; Aptidão e Raciocínio.
PSICOMOTRICIDADE - Psicomotricidade; Elementos Básicos da Psicomotricidade; Psicomotricidade Relacional.
PSICOPEDAGOGIA I - As Origens e Trajetória da Psicopedagogia; Código de Ética da Associação Brasileira de Psicopedagogia.
PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA - Noções Básicas em Psicopedagogia; Contribuições da Psicologia; Influências da Psicopedagogia Institucional e Clínica.
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - História da Educação de Jovens e Adultos; Andragogia e EJA; Construção da identidade do educador em EJA; Legislação para EJA.
INTRODUÇÃO À NEUROCIÊNCIA E NEUROEDUCAÇÃO - Neurociência; Sistema Nervoso Humano; Neuroeducação; A Neuroeducação como Ciência Multidisciplinar; Posicionamentos sobre a Neuroeducação; O Cérebro e Aprendizagem; Estratégias de Ensino Baseadas nas Neurociências.
HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA - A Filosofia Moderna; Escolas da Filosofia Moderna; Galileu Galilei; Descartes; Thomas Hobbes; Revolução Científica.
HISTÓRIA DA MÚSICA - Grécia Antiga; Idade Média; Classicismo; Romântico.
SINTAXE DA LÍNGUA DE SINAIS - Sintaxe; Linguagem e Gramática Universal; Foco e Verbos sem Concordância; Uso dos Pronomes no Espaço; Marcações Obrigatórias dos Verbos com Concordância.
JOGOS E RECREAÇÃO - Solucionando Déficit de Atenção Mediante as Novas Tecnologias de Ensino e Aprendizagem: Pontos Positivos e Negativos; O Uso de Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil: Primeiras Aproximações ao Contexto Educacional.
INTÉRPRETE DE LIBRAS EM SALA DE AULA - Entendendo a Surdez; Os Números da Surdez; O Intérprete de Libras no Brasil; Lei 12.319/10.
SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO ESCOLAR - Orientador Escolar: Autoridade ou Amar os Alunos; A Escola e as Atividades dos Alunos.
ÁLGEBRA - Introdução à Álgebra; Expressões Algébricas; Da álgebra Clássica à Álgebra Abstrata; Estruturas Algébricas; Homomorfismo de Grupos e Aplicações; Permutações.
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL - Conceito; Relacionamento Interpessoal: Seus Aspectos e Importância; Um Trabalho Coletivo: Uma Escola Para Todos; A Escola em Mudança: O Papel do Gestor na Escola Para Todos; Gestão das Relações Interpessoais no Ambiente Escolar; Relação Professor X Aluno: Uma Relação Interpessoal.
LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ESPECIAL - Um breve histórico e discussão da Legislação para a Educação Inclusiva e especial no Brasil; Legislação e Políticas para a Educação inclusiva e especial.
RCNEI E NOÇÕES BÁSICAS DA PSICOMOTRICIDADE - Referencial Curricular para Educação Infantil; Noções Básicas de Psicomotricidade; Desenvolvimento Motor.
PSICOMOTRICIDADE E LUDOPEDAGOGIA - Psicomotricidade e Educação; Contribuições de Wallon; Piaget; Freud e Vigostsky; Distúrbios Psicomotores; Ato de Brincar e sua Relação com a Aprendizagem.
PSICOMOTRICIDADE E LINGUAGEM NA ALFABETIZAÇÃO - Conceitos; Epistemologia e Fundamentos; O Processamento Psicomotor; A Importância da Avaliação Psicomotora; O Uso da Psicomotricidade no Processo da Aprendizagem; Psicomotricidade e Linguagem na Alfabetização; A Psicomotricidade e o Fazer Docente.
LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA E ATUAÇÃO DO INTÉRPRETE NO MERCADO DE TRABALHO - História do Profissional Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais; O Intérprete de Língua de Sinais; Alguns Mitos Sobre o Profissional Intérprete; Código de Ética; O Intérprete Educacional; Regulamento para Atuação como Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais.
LEGISLAÇÃO PARA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA - Síntese da Legislação para Educação a Distância no Brasil; Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância; O Decreto Federal 5622/2005.
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO - O Processo de Leitura e Produção de Texto; O Ensino da Produção de Texto em Perspectiva Dialógica; A Leitura dos Clássicos da Literatura Infantil nos Contos Atuais.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - Aprendizagem; Aprendizagem e Desempenho; Aprendizagem e Motivação; Teoria do Condicionamento Clássico; Transferência da Aprendizagem.
LINGUAGEM DAS ARTES PLÁSTICAS - Representações da Arte: A Grande Importância de se Estudar a Arte; As Funções das Artes Visuais; A Arte Contemporânea Brasileira.
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM E DO DESENVOLVIMENTO - Psicologia do Desenvolvimento; Aprendizagem; Teorias da Aprendizagem.
LINGUÍSTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA - Linguística; Os Aspectos da Língua; As Variações Linguísticas; As Inteligências Múltiplas.
ACESSIBILIDADE ESCOLAR - A Escola Acessível; Escola Acessível: Métodos; Acessibilidade Escolar e as Tecnologias; Acessibilidade: Possibilidades e Desafios na Inclusão Escolar e Acessibilidade na Escola: Requisitos e Normas.
INCLUSÃO SOCIOEDUCACIONAL - Definição do que é Deficiência; Origens da Educação Especial; A Educação Especial Atual; Por que a Educação Especial se Tornou Polêmica; O Lúdico na Prática Pedagógica com Crianças com Deficiência Intelectual Moderada. <
ORIENTAÇÃO ESCOLAR - Orientador Escolar: Uma Autoridade Escolar; Práticas do Orientador Escolar; Orientação Escolar e as Novas Tecnologias; Um Novo Orientador Escolar.
PLANEJAMENTO, GESTÃO EDUCACIONAL E CURRÍCULO - A Contemporaneidade e os Impactos Sociais; Educação e Gestão Educacional; Currículo, Seus Objetivos e Seus Componentes; Gestão Educacional e Currículo.
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - Planejamento Educacional em Educação de Jovens e Adultos; Informática Aplicada em Educação de Jovens e Adultos; Didática em Educação de Jovens e Adultos; Avaliação em Educação de Jovens e Adultos.
ASPECTOS PSICOLÓGICOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA - Histórico da Educação Especial; Abandonando o Determinismo: a Caminho da Integração Social; A Década de 1990 e os Novos Paradigmas Educacionais; A Inclusão e os Alunos com Necessidades Educacionais Especiais.
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA ESCOLAR - Um Conceito Positivo de Avaliação, Avaliação de Alunos com Deficiências e Avaliação das Altas Habilidades.
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ESCOLAR - A Educação Escolar no Brasil e a Democratização do Ensino e As Funções das Avaliações: SAEB e ENEM.
AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO NEUROPSICOPEDAGÓGICAS - Avaliações Neuropsicopedagógicas; Intervenção em Neuropsicopedagogia; Intervenção Neuropsicopedagogicamente na Memória; Intervindo Neuropsicopedagogicamente na Atenção; Avaliação Neuropsicológica.
CARACTERÍSTICAS E FUNÇÕES DE ELEMENTOS QUÍMICOS - Modelos Atômicos; Partículas Elementares; Modelo Atômico de Bohr; Composição dos Átomos; Periódicas; Partículas Fundamentais; Massa Atômica.
CARTOGRAFIA - História da Cartografia; Conceitos; Os Grandes Componentes da Cartografia; Projeções Cartográficas; Divisão da Cartografia.
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E O ESPAÇO DE MUDANÇAS - As Atribuições do Especialista em Educação Básica na Educação; A Função do Pedagogo na Escola e sua Diferença com o Especialista em Educação; Como são Organizadas as Reuniões Pedagógicas e qual é a sua Importância?; A diferença existente entre educação e pedagogia; Prerrogativas do trabalho do especialista em educação.
DESENVOLVIMENTO HUMANO E SEXUALIDADE - Índice de Desenvolvimento Humano (IDH); Teorias do Desenvolvimento Humano; Teoria Interacionista do Desenvolvimento Humano; Teoria de Piaget, Etapas do Desenvolvimento Segundo Piaget.
DIDÁTICA E TRABALHO DOCENTE - O Trabalho Docente: Ensino e Saberes; A Evolução das Novas Tecnologias na Escola e o Novo Trabalho Docente; As Novas Tecnologias e a Relação com a Didática: Uma Aprendizagem Lúdica; A Criança e o Computador: Uma Nova Relação de Aprendizagem Mediada pelo Trabalho Docente; Das Salas de Aula aos Ambientes de Aprendizagem Virtual: Uma Nova Didática.
DIDÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS - A Importância da Formação Adequada para o Educador Atuar na Educação Infantil; Metodologias de Ensino e Recursos Didáticos como Contribuição no Processo de Ensino e Aprendizagem; Parâmetros Curriculares Nacionais na Educação Infantil; A Qualidade na Perspectiva da Legislação e da Atuação dos Órgãos Oficiais no Brasil; Planejar para Transformar.
ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA - Ensino de Química e o Processo Ensino-aprendizagem; Reformas Curriculares de Química; Ensino de Química: O que se tem na Prática.
ESPANHOL E PORTUGUÊS: PROXIMIDADES E PROBLEMAS - Historicidade das Línguas Portuguesa e Espanhola; Interferências da Língua Materna na Língua Estrangeira; Proximidades e Problemas; Diferenças Fonético-Fonológicas.
QUÍMICA INORGÂNICA - Mecânica Quântica; Teoria Ácido e Base.
SURDEZ E EDUCAÇÃO DE SURDOS - Surdez: Descoberta, Desafios e o Efeito Iatrogênico; Educação de Surdos: O Desafio da Inclusão Escolar; Surdez e o Desafio da Inclusão Social: Empregabilidade.
RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E HUMANAS NO AMBIENTE ESCOLAR - Gestão Escolar: Relações Humanas no Ambiente Escolar; Relação Professor X Aluno; A Escola em Mudança; Um Trabalho Coletivo: Uma Escola de Todos.
TDAH – TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE - Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade; Condutas Típicas; Estratégias de Intervenção; Metodologias em Educação Especial; Estratégias para Distúrbios do Comportamento.
TEA - TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: CONTEXTUALIZAÇÃO, INCLUSÃO - A Escola Inclusiva: O Autista na Escola; Escola Acessível e Inclusiva: Métodos; Inclusão Escolar e a Tecnologia; Acessibilidade: Possibilidades e Desafios na Inclusão Escolar.
PSICOMOTRICIDADE E PSICOPEDAGOGIA - Mas o que é a Psicomotricidade?; Psicomotricidade: conhecendo o corpo; Psicomotricidade e sua relação com a aprendizagem; Psicomotricidade na educação infantil.
TEORIA DA LITERATURA - O que é a Teoria da Literatura; A Ascensão do inglês; Hermenêutica; Estruturalismo e Semiótica; Pós-estruturalismo.
TEORIAS DA APRENDIZAGEM E INCLUSÃO DIGITAL - Introdução às Teorias da Aprendizagem; Inclusão Social e Exclusão Digital; Inclusão Digital.
SUPERVISÃO ESCOLAR - A Finalidade da Educação e o Currículo na Supervisão Escolar; Supervisão Escolar e o Professor: Uma Relação de Aprendizagem; O Supervisor Escolar e o Desafio das Novas Tecnologias na Escola.
TRANSTORNO DESINTEGRATIVO DA INFÂNCIA - TDC (TDI): Síndrome, Sintomas, Tratamento; TDC (TDI): Habilidades Preservadas; TDC (TDI): A Sídrome Semâtico-pragmático; TDC (TDI): O TGD e o Desafio da Inclusão Escolar.
UMA ESCOLA PARA TODOS - Conceito; Um Trabalho Coletivo Uma Escola para Todos; A escola em mudança: O papel do gestor na escola para todos; Escola para Todos: Gestão das relações humanas no ambiente escolar; Relação professor-aluno: Construindo laços afetivos.
METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA - Considerações Iniciais Sobre o Ensino da Matemática; Alguns Períodos Importantes para a Evolução da Matemática; Recursos Metodológicos; Os Conteúdos nos Ensinos Fundamental e Médio.
BIOGEOGRAFIA - O que é a biogeografia?; Evolução dos estudos biogeográficos no Brasil; Regiões biogeográficas; Biomas terrestres.
LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS - Os princípios das políticas públicas; LDB - Lei n° 9.394/96; PNE - Plano Nacional de Educação.
DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM NA LEITURA E ESCRITA - Dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita: pressupostos teóricos; Destrezas na leitura e na escrita; Possíveis causas dos distúrbios e transtornos de aprendizagem na leitura e na escrita; Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade.
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NO BRASIL - Escola Especial: Uma História de Luta e Superação; A Escola Inclusiva e Especial; Escola Acessível e Inclusiva: Métodos; Inclusão Escolar e a Tecnologia; A Escolar Acessível.
HISTÓRIA DA ARTE: PRÉ-HISTÓRIA À ARTE CONTEMPORÂNEA - A Arte da Pré-História; A Arte Grega; A Arte Romana; O Renascimento.
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL - Definindo Legislação Educacional; Evolução da Legislação Educacional Brasileira; A Nova LDB e a Educação Básica; Educação Tecnológica; O FUNDEB.
A EDUCAÇÃO ESPECIAL E A INCLUSÃO ESCOLAR - Conceito; Instrumentos de Inclusão: A Escola Acessível ; Escola Acessível: Contextos; Acessibilidade Escolar e as Tecnologia; Acessibilidade: Possibilidades e Desafios na Inclusão Escolar; Acessibilidade na Escola: Requisitos e Normas.
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR - A Educação como Sistema Federativo Brasileiro; A História da Educação Brasileira; Educação: E as Políticas de Avaliação; Trabalho Coletivo na Escola: Um Passo para a Inclusão.
LINGUAGENS EM ARTETERAPIA - Simbologia; Arteterapia Analítica.
ORTOGRAFIA E PRONÚNCIA DA LÍNGUA INGLESA - O Alfabeto Fonético (Phonetic Alphabet); Símbolos fonéticos (Phonetic Symbols); Sons das Letras; Distinção Entre Sons; Sufixos (Sufixes).
PORTUGUÊS INSTRUMENTAL II - Sintaxe de Concordância e de Regência; Expressão Escrita; Expressão Oral; Tópicos de Linguística; Técnicas de Redação; Resumos e Resenhas Textuais
PORTUGUÊS INSTRUMENTAL I - Conceitos de Leitura e Interpretação; Produção e Interpretação de Texto; Frases, Oração e Períodos; Aspectos Gramaticais; Pontuação e Acentuação; Processos Sintáticos.
METODOLOGIA DO APRENDIZADO - Aprendizado Moderno; Impulsionando o Autodidata; Uso de Materiais de Apoio; Literatura, Psicanálise, Filosofia e Processos de Aprendizagem; Percepção e Automotivação.
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA - TEA: Conhecer, compreender e multiplicar; A escola inclusiva: O autista na escola; Escola Acessível e inclusiva: Métodos; Inclusão escolar e tecnologia; Acessibilidade: Possibilidades e desafios na inclusão escolar.
MORFOSSINTAXE DA LÍNGUA INGLESA - Substantivos (Nouns); Determinantes (Determiners); Adjetivos (Adjectives); Pronome (Pronouns); Advérbios (Adverbs); Preposições (Propositions); Tempos Verbais (Verbs Tenses).
EDUCAÇÃO, HISTÓRIA, CULTURA E PRÁTICAS INDÍGENAS II - O Direito do Estudo da Língua Materna aos Indígenas; O Indígena Na Sociedade Atual; O Respeito às Diferenças nas Culturas Indígenas; Populações Indígenas no Brasil; Políticas Indigenistas.
EDUCAÇÃO, HISTÓRIA, CULTURA E PRÁTICAS INDÍGENAS I - Abordagens historiográficas sobre os indígenas; Choques culturais resultantes da interação com tribos indígenas; Contribuições Indígenas para a Cultura Brasileira; Educação em Meios Indígenas; O contato dos navegantes portugueses.
ESTUDOS MORFOSSINTÁTICOS DA LÍNGUA INGLESA - Compreender os componentes que estruturam a língua inglesa, conhecer artifícios para auxiliar no aprendizado do idioma; entender as regras de combinação que regem a formação de frases e aprender sobre os diferentes tempos verbais e suas aplicações.
ESTUDOS MORFOSSINTÁTICOS DA LÍNGUA PORTUGUESA - Estudo da Sintaxe - Frases, Períodos Simples e Composto; Estudo Morfossintático da Língua Portuguesa; Termos Essenciais da Oração; Termos Integrantes da Oração.
LITERATURA INGLESA - Formas e Gêneros Literários: Uma Visão Sistemática I; Formas e Gêneros Literários: Uma Visão Sistemática II; Movimentos Literários I; Movimentos Literários II.
EDUCAÇÃO INFANTIL I - Concepções Teóricas e Históricas da Educação Infantil; A Trajetória da Educação Infantil no Brasil; Organização Curricular da Educação Infantil.
EDUCAÇÃO INFANTIL II - Linguagem Oral e Linguagem Escrita; O Movimento na Educação Infantil; A Música na Educação Infantil.
LETRAMENTO - A evolução da escrita na humanidade; A aprendizagem significativa; Epistemologia e psicogênese na alfabetização e; Marcos legais e pressupostos teóricos.
GEOMORFOLOGIA - Este material tem por objetivo oferecer recursos para que possamos analisar a Geomorfologia, que é uma das ciências que compõe o amplo campo de estudos da Geografia, estando, seus conteúdos presentes no cotidiano de toda a sociedade.
MORFOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA - Estrutura e formação de palavras, as classes de palavras e o processo de formação de palavras; Classes de palavras e; Processo de formação de palavras.
METODOLOGIA DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA I - Pontuação e Crase; Tópicos de Gramática e Formação de palavras; Estrutura e Processos de Formação das Palavras; Conjugação Verbal e; Análise sintática.
METODOLOGIA DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA II - Argumento e retórica; Variações linguísticas; Coesão e Coerência; Figuras de linguagem; Gêneros textuais.
METODOLOGIA DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA III - As Variações Linguísticas Na Escola: Metodologias Do Ensino Docente, O Preconceito Linguístico Na Escola: O Português Padrão E O Não Padrão Nas Metodologias De Ensino, Mecanismos de produção de sentido na metodologia do ensino didático: o argumento como forma de interação, Metodologia de ensino da língua portuguesa: intertextualidade e leitura na interação em sala de aula.
METODOLOGIA DO ENSINO DE ESPANHOL - Este material tem por objetivo oferecer recursos para que possamos analisar e destacar a importância de cada método para o ensino aprendizagem do idioma, bem como para a evolução do estudante. Além disso, será possível aprender como produzir materiais nesse idioma; entender a evolução da tecnologia e a importância que ela tem para o aprendizado de diversos idiomas; a pragmática e o uso do dicionário para pesquisas.
FUNDAMENTOS DA QUÍMICA INORGÂNICA - Propriedades da Matéria, Mecânica Quântica, Classificação periódica dos elementos, Combinações químicas, Estrutura atômica, Reações inorgânicas, Equações químicas, Soluções, Funções Inorgânicas: ácidos, bases, sais e óxidos.
BIBLIOLOGIA - A Origem da Bíblia; Cronologia Bíblica; As Línguas no Texto Bíblico.
PORTUGUÊS INSTRUMENTAL - Morfologia; Linguística e Interpretação de Texto; O Desafio da Linguagem da Redação Científica.
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA - Metodologias do Ensino de História a Partir de Seus Aspectos Fundamentais; Metodologias e História do Ensino de História no País; Metodologias e Legislação no Ensino de História no Brasil Atual; Metodologias Históricas, Ensino e Suas Correntes Clássicas: Positivismo, o Papel do Marxismo e a Escola Nova (dos Annales); Novas Metodologias Para o Ensino de História: Nova História Cultural, Micro-História e a Pós-Modernidade.
HISTÓRIA ANTIGA E MEDIEVAL - As primeiras civilizações, o surgimento da escrita, feudalismo, Baixa Idade Média e a Alta Idade Média.
TEORIA DA HISTÓRIA I - Teoria em História; O Positivismo e o Historicismo; Materialismo Histórico; A Escola de Annales; A Historiografia da Micro História; O Pós- Estruturalismo e o Debate Contemporâneo, O Documento Monumento, a História Cultural e a Abordagem de Foucault.
LINGUÍSTICA DA LÍNGUA INGLESA - Análise crítica do ensino de línguas estrangeiras no Brasil, conceito de linguística e aplicação no estudo de idiomas, grandes Estudiosos da Linguística, língua estrangeira e cultura e problemas encontrados na linguística aplicada ao ensino de inglês.
TEORIA DA HISTÓRIA II - Este material tem por objetivo oferecer recursos para que possamos analisar a Historiografia Segundo Eric Hobsbawn, Hayden White e R. G. Collingwood; Debates Contemporâneos e a Historiografia Nacional e as Identidades do Brasil: Varnhagen e Capistrano de Abreu.
QUÍMICA ANALÍTICA - Química Ácido-Base; Equilíbrios químicos; Os métodos e técnicas de análise volumétrica; Teoria das Reações de Neutralização em Solução Aquosa; Teoria das Reações de Oxidação-Redução.
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE INGLÊS - Metodologias Ativas: A Necessidade De Metodologias Ativas Na Educação; Metodologias Ativas: A Necessidade De Metodologias Ativas Na Educação; Metodologias Ativas: Anos Iniciais e Ensino Fundamental I; Metodologias Ativas: Ensino Fundamental II; Metodologias Ativas: Ensino Médio.
FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS DOS ESPORTES E DAS ATIVIDADES FÍSICAS - História da Educação Física no Brasil; Conceito de Pedagogia do Esporte; Diferença Entre Esportes e Jogos; A Utilização do Jogo como Método de Ensino-Aprendizagem; Possibilidades Práticas De Jogos Para O Ensino Do Esporte.
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - Este material tem por objetivo oferecer recursos para que seja possível analisar a pedagogia autônoma, habilidades e atitudes de uma profissão, a história da educação profissional, a qualificação e requalificação, educação bancária, a escola e o mercado de trabalho, o fortalecimento da educação profissional, desenvolvimento profissional e a educação profissional continuada.
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO - Este material tem por objetivo oferecer recursos para que seja possível analisar a construção do pensar crítico na história da educação; raízes históricas; a educação no estado novo; o iluminismo e as reformas educacionais; educação na antiguidade clássica; escola moderna; educação na idade média; a reforma protestante e educação escolar; os movimentos por uma nova escola e a educação jesuítica no Brasil.
METODOLOGIA DO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA - Este material tem por objetivo oferecer recursos para que seja possível analisar a gramática da língua inglesa; os verbos e tempos verbais; textos literários e mediação do professor; o uso do imperativo: anúncios, propagandas, reportagens e internet; passado Simples e contínuo; a influência da língua inglesa no Brasil e no mundo; pronomes; presente contínuo e presente simples.
EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM ÊNFASE EM NECESSIDADES ESPECIAIS - Este material tem por objetivo oferecer recursos para que possamos analisar a prática de atividades físicas adaptadas para crianças com necessidades especiais, o sistema único de saúde (SUS), a avalição psicopedagógica, a educação em saúde e o uso da dança como forma de inclusão.
DIDÁTICA E A FORMAÇÃO DOCENTE - A didática e a sua contextualização histórica; Didática: Uma prática organizada; A Importância da Didática na Formação do Professor; Critérios que o professor deve considerar na escolha dos materiais e; Metodologias Ativas: O Papel do Professor.
O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS - Aspectos Históricos do Ensino de Ciências; Metodologia de ensino para Ciências; Tendências Atuais em Ensino de Ciências da Natureza; A Formação do Professor de Ciências Naturais; Elementos da didática e habilidades para o ensino de ciências.
METODOLOGIAS ATIVAS E ENSINO HIBRÍDO - Metodologias do ensino híbrido, metodologias ativas: a necessidade de metodologias ativas na educação, metodologias ativas: o papel do professor, as vantagens do ensino híbrido e ferramentas do ensino híbrido.
PROCESSO EDUCACIONAL ESPECIAL E INCLUSIVO - A educação inclusiva, a reorganização da escola e a flexibilização do ensino; Organização do Currículo na Educação Inclusiva; O comportamento autista; O Processo Educacional do Aluno com Deficiência Mental; Educação de surdos.
ESCRITA - O surgimento da escrita; O processo de aquisição da escrita; Expressão escrita e; Dificuldades de Aprendizagem: Principais Distúrbios e Interferência da Escrita.
ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA - Estrutura e Processos de Formação das Palavras; Conjugação Verbal; Pontuação e Crase; Figuras de Linguagem; Gêneros Textuais.
SUPERVISÃO ESCOLAR COM ÊNFASE EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA - Este material tem por objetivo oferecer recursos para que possamos analisar a educação inclusiva, a atuação do supervisor pedagógico, propostas de adaptação curricular para educação inclusiva, o lúdico no desenvolvimento global e os conceitos da supervisão pedagógica.
LEITURA - Conceitos de Leitura e Interpretação; Práticas de leitura e a influência na alfabetização e letramento; Metodologia de ensino da língua portuguesa: intertextualidade e leitura na interação em sala de aula; Leitura em Sala de Aula - Práticas e Estratégias e; A Escrita Infantil.
EDUCAÇÃO E CULTURA INDÍGENAS - Abordagens historiográficas sobre os indígenas; Choques culturais resultantes da interação com tribos indígenas; O Direito do Estudo da Língua Materna aos Indígenas; Políticas Indigenistas; Populações Indígenas no Brasil.
A ERA DA INFORMAÇÃO - Influências Digitais e a Cultura: O Indivíduo Digital; As Novas Relações Interpessoais; Individualidade e Coletividade; Demandas Virtuais e Demandas Físicas; Ego Moderno.
O ESTUDO DA LÍNGUA INGLESA - Influência da Língua Inglesa no Brasil e no Mundo; Textos Literários e Mediação do Professor; Gramática da língua inglesa, Verbos e tempos verbais; O Uso do Imperativo: Anúncios, Propagandas, Reportagens e Internet; Pronomes.
CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES - Introdução às ciências das religiões; Religião e humanidades; Sociedade Brasileira e Ensino e Religioso; Metodologia do ensino religioso; Ensino Religioso: Prática e Avaliação.
ENSINO PROFISSIONALIZANTE - História da Educação Profissional; Escola e Mercado de Trabalho; Fortalecimento da Educação Profissional; Educação profissional continuada; Qualificação e Requalificação profissional.
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO - Aprendizado da Língua e Fatores Sociolinguísticos, concepções teóricas e históricas da educação infantil, Diferenças entre alfabetização e letramento, O Lúdico no Processo de Letramento e o processo de aquisição da escrita.
EDUCAÇÃO BÁSICA E O LETRAMENTO DIGITAL - Ensino-aprendizagem Mudanças, Métodos e Avaliação, ensino-aprendizagem na era digital, leitura em Sala de Aula - Práticas e Estratégia, o Lúdico no Desenvolvimento Infantil e práticas de leitura e a influência na alfabetização e letramento.
DIDÁTICA MODERNA - A didática e a sua contextualização histórica, a ficção moderna e o modernismo literário, didática: Uma prática organizada, o cotidiano escolar e suas práticas pedagógicas e o texto didático. o uso de materiais de apoio.
CURRÍCULO NO CONTEXTO ESCOLAR - A BNCC e a formação do currículo, currículo e educação por competências, organização do currículo por projetos de trabalho e os Sistemas de Avaliação da Educação Básica: Ideb, Enem, Censo Escolar.
AVALIAÇÃO E O PROCESSO EDUCATIVO - A didática e a sua contextualização histórica, a Importância da Didática na Formação do Professor, avaliação no Processo Educativo e introdução às Modalidades de Avaliação: Diagnóstica, Formativa e Somativa.
ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA: A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO NO ESPAÇO ESCOLAR - Dificuldades de Aprendizagem: Principais Distúrbios e Interferência da Escrita, Fatores de Interferência na Aprendizagem Escolar: Família e Professor, A importância da interação no espaço escolar e Educação Escolar com uma proposta Inclusiva.
TECNOLOGIAS E APRENDIZADO - Aprendizado moderno; Novas tecnologias do ensino; Ensinar e Aprender com Tecnologias; Tecnologias do Conhecimento e; Tecnologias do Conhecimento.
HISTORICIDADE DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - Libras: Língua Brasileira de Sinais; Língua e Linguagem: Libras; Noções De Libras; Educação dos surdos e a legislação; Propostas educacionais e sociais direcionadas à pessoa surda.
HISTÓRIA MUNDIAL - Este material tem por objetivo oferecer recursos para que possamos analisar a teoria em história, a história da África e algumas teorias, a historiografia da micro história, metodologias e ensino de história no país, bem como, a historiografia brasileira contemporânea.
EDUCAÇÃO INFANTIL E LUDOPEDAGOGIA - Este material tem por objetivo oferecer recursos para que possamos analisar o desenvolvimento infantil, concepções teóricas e histórias da educação infantil e o lúdico no processo de letramento e desenvolvimento.
ESPIRITUALIDADE E SOCIEDADE - Este material tem por objetivo oferecer recursos para que possamos analisar a sociedade brasileira e o ensino religioso, a metodologia e introdução às ciências da religião e religiões afro-brasileiras.
EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS - A importância de trabalhar valores morais em sala de aula, direitos Humanos e o Cuidado com o meio ambiente falta vídeo, organização do currículo na educação inclusiva e contribuições indígenas para a cultura brasileira.
EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL - Concepções teóricas e históricas da educação infantil; Desenvolvimento Infantil I; Desenvolvimento Infantil II; O Lúdico no Desenvolvimento Infantil e; A escrita infantil.
MODELO EDUCACIONAL HÍBRIDO - Ensino Híbrido; As Vantagens do Ensino Híbrido; Metodologias do Ensino Híbrido; Ferramentas do Ensino Híbrido; A Educação e a Autonomia.
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E GESTÃO ESCOLAR - Tendências de Gestão Educacional, gestão democrática e escolas eficazes, a importância da interação no espaço escolar e o cotidiano escolar e suas práticas pedagógicas.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E TEORIAS DA APRENDIZAGEM - Psicologia Educacional; O Processo De Constituição Do Conhecimento No Ser Humano; Desenvolvimento Infantil I; Desenvolvimento Infantil II; Desenvolvimento Cognitivo e; Transtorno do Espectro Autista (TEA).
EDUCAÇÃO E SOCIEDADE - O indivíduo, a cultura, a sociedade e a família, formação profissional do educador de jovens e adultos, a educação inclusiva, a reorganização da escola e a flexibilização do ensino, organização do Currículo na Educação Inclusiva e pedagogia da Autonomia.
SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA - A supervisão pedagógica e seus conceitos, especificidades e história; Áreas de Intervenção e Atribuições do Supervisor; Atuação do Supervisor Pedagógico: Avanços e Retrocessos; O papel do orientador; Atuação do Orientador Pedagógico na Escola e; Atribuições e Áreas de Intervenção do Orientador.
EDUCAÇÃO E SAÚDE - Educação em saúde, a importância da boa alimentação, alimentação saudável, dietas especiais e desenvolvimento sustentável .
ESTUDOS GEOGRÁFICOS - Este material tem por objetivo oferecer recursos para que possamos analisar a metodologia do ensino de geografia, a geografica física política e urbana, geomorfologia, geotecnologia e a construção do conhecimento geográfico.
HISTÓRIA BRASILEIRA - A Historiografia Brasileira Durante a Guerra Fria; Identidades do Brasil: Varnhagen e Capistrano de Abreu; A Historiografia Segundo Hayden White; A Historiografia Brasileira Contemporânea; Debates Contemporâneos e a Historiografia Nacional.
A GRAMÁTICA DA LÍNGUA INGLESA - O Uso do Imperativo: Anúncios, Propagandas, Reportagens e Internet; Passado Simples e Contínuo; Presente Contínuo; Presente Simples; Pronomes.
FENÔMENO RELIGIOSO E OUTROS CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA CIÊNCIA DA RELIGIÃO - Simbolismo Religioso; A Cultura e a Religião; Manifestação da Religião; Exteriorização da Religião em Geral; O Dever da Religião.
RELIGIÃO, ESTADO E EDUCAÇÃO E TRAJETÓRIA E LEGISLAÇÃO DO ENSINO RELIGIOSO NO BRASIL - A Relação entre Religião e Sociedade; Estado Laico e o Ensino Público; Contexto Sócio-Político e Econômico do Ensino Religioso no Brasil; Os Debates Teológicos Contemporâneos; A Escola e o Ensino Religioso no contexto social contemporâneo.
ATUAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA - O Professor e o Desafio da Escola Inclusiva Frente as Deficiências; Deficiência Física; Paralisia Cerebral; Deficiente Visual; Deficiência Auditiva; Deficiência Múltipla; Surdocegueira; Deficiência Intelectual; Síndrome de Down; Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD); Autismo; A Escola Inclusiva: O Professor e as Leis; Escola Acessível e Inclusiva: Métodos para o Professor; Inclusão Escolar e a Tecnologia Mediadas Pelo Professor.
DESENVOLVIMENTO INFANTIL - Aspectos da Teoria de Vigotsky; Desenvolvimento Infantil: Anos Inicias da Criança; Fases do Desenvolvimento Humano; Infância; Primeira Infância; Segunda Infância; Terceira Infância.
QUÍMICA ORGÂNICA - Estrutura E Ligação Em Moléculas Orgânicas; Hidrocarbonetos Insaturados: Alcenos, Alcinos e Aromáticos; Reações Orgânicas: Ácidos e Bases; Alcanos; Compostos orgânicos oxigenados e nitrogenados.
ENSINO DE INGLÊS - Formas e Gêneros Literários: Uma Visão Sistemática I; Formas e Gêneros Literários: Uma Visão Sistemática II; Movimentos Literários I; Movimentos Literários II.
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - Conhecer as principais diferenças entre língua e linguagem e entender a LIBRAS como língua; Definir o conceito de língua e seus principais aspectos; Entender como a LIBRAS chegou no Brasil, suas principais características e parâmetros; Informar sobre a comunicação entre as comunidades de surdos e ouvintes.